CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

cidadania@aeist.pt

O pelouro “Cidadania e Responsabilidade Social”, criado este ano, tem como objetivo fomentar a relação dos estudantes do Instituto Superior Técnico com a sociedade que os rodeia, consciencializando-os para causas tanto de índole social como ambiental.
omo tal, pretende-se organizar conferências e debates apelativos ao público estudantil sobre temáticas atuais e relevantes, nomeadamente questões ambientais e o papel social dos jovens enquanto membros da comunidade em que se inserem, como descrito acima. Deseja-se também criar parcerias com associações de voluntariado, com o intuito de facilitar a comunicação destas com a comunidade universitária.

Plano de Actividades

Participação em espaços de discussão

Com o intuito da contínua análise da situação social do país e do mundo é fundamental a participação em espaços de discussão com temáticas relativas aos princípios gerais do pelouro, tais como o ambiente e a educação para a cidadania.

Organização de conferências e debates

Como forma de dar a conhecer e suscitar interesse nos estudantes pelas temáticas relevantes da actualidade, o pelouro propõe-se a realizar conferências e debates apelativos à comunidade académica, conseguindo assim fomentar o interesse da mesma pelas causas apresentadas.

Feira de livros AEIST

A ideia de uma feira de livros no IST surge não só do contexto económico em que muitos alfarrabistas se encontram, mas também da sua actual posição na opinião pública. Sendo uma das directrizes do pelouro de Cidadania e Responsabilidade Social o de criar meios que fomentem as relações entre a comunidade do IST e a sociedade em geral, a exposição desses alfarrabistas à população estudantil poderá contribuir com um significativo impacto positivo na situação económica e social difícil previamente referida.
Com efeito, também serão procuradas entidades de maior reconhecimento para que seja possível dar uma dimensão superior ao evento, tanto de forma promocional como de espaço, através de possíveis acordos publicitários e de participação, que facilitarão o sucesso da Feira.

Procura de parcerias com associações de voluntariado

Seguindo o princípio de fomentar a relação entre a AEIST e a população exterior ao IST, será efectuada uma procura e formulada, posteriormente, uma lista de associações de voluntariado que mostrem interesse em criar uma parceria com a AEIST, para que a mesma possa auxiliar as associações em causa, tanto através da divulgação dos projetos à comunidade estudantil, consciencializando a mesma para as causas, como também pela realização de eventos pontuais.

Introdução de políticas e medidas de índole ambiental

No âmbito da responsabilidade social, não é possível deixar passar incólume as práticas tanto dos estudantes como do IST, relativamente ao tratamento de resíduos. Assim, irá ser elaborada uma proposta para uma separação mais prática dos resíduos recicláveis. Não existem, até agora, suficientes pontos de depósito de resíduos para reciclagem, comparando com a área dos campi e quantidade de estudantes que querem usufruir dos mesmos.
Além disso, pretendemos também reduzir ou eliminar o problema dos resíduos de cigarros no chão, bem como criar pontos de depósito de outros produtos de especial processamento.

Consciencialização para o Desporto Adaptado

Em parceria com o pelouro do Desporto da AEIST pretende-se levar a cabo a realização de um evento visando a consciencialização para o desporto adaptado. Pela falta de visibilidade no IST, esta situação não é algo que esteja presente no quotidiano da comunidade académica, questão que pretendemos inverter.

Coordenador

João Mak Duarte

Coordenador

joao.mak.duarte@aeist.pt

Equipa

Ana Sofia Ramos

Colaboradora

anasofia.ramos@aeist.pt

Beatriz Gaspar

Colaboradora

beatriz.gaspar@aeist.pt

Carolina Amaral

Colaboradora

carolina.amaral@aeist.pt

Francisco Costa

Colaborador

francisco.costa@aeist.pt

Frederico Fernandes

Colaborador

frederico.fernandes@aeist.pt

Guadalupe Carrilho

Colaboradora

guadalupe.carrilho@aeist.pt

Miguel Malaca

Colaborador

miguel.malaca@aeist.pt