GEFE

gefe@aeist.pt

Durante o ano letivo de 2016/2017 o GEFE vai proporcionar-te Cursos de Línguas e Formação, com o objectivo de quebrar barreiras linguísticas e de te fornecer formação em variadí ssimas áreas, nas instalações do IST em horário compatível com as aulas. Disponiblizamos para todos os alunos cursos de línguas, workshops e para aqueles que já procuram entrar no mercado de trabalho, a Jobshop.

Cursos de línguas

Através de parcerias com algumas das melhores escolas de línguas do país, o GEFE proporciona um vasto leque de cursos de línguas, a todos aqueles que os pretendam frequentar, de modo, a poderem melhorar ou iniciar a sua aprendizagem de um novo idioma

Plano de Actividades

Cursos de Línguas

Através de parcerias com algumas das melhores escolas de línguas do país, o GEFE proporciona um vasto leque de cursos de línguas a todos aqueles que os pretendam frequentar, de modo a poderem melhorar ou iniciar a sua aprendizagem de um novo idioma. Esta oferta será continuada neste mandato.
Este ano serão também integrados neste projecto cursos de preparação para alguns exames de línguas, bem como cursos intensivos de Verão. Estes serão leccionados não nas instalações do IST, mas sim nas instalações das respectivas escolas de línguas. Contudo, na inscrição para os cursos acima referidos, os sócios da AEIST terão um desconto negociado com cada uma das escolas parceiras.
Em parceria com o Pelouro da Política Educativa, o GEFE irá continuar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido junto das entidades institucionais, de modo a que os seus cursos de línguas tenham um nível equivalente de ECTS, consoante a sua carga horária.
Serão atribuídas duas Bolsas de Curso de Línguas para o segundo semestre, direccionadas para estudantes bolseiros. Estas bolsas irão permitir aos dois alunos seleccionados, por um júri a definir, frequentar um curso de línguas à sua escolha, dependendo das turmas e do número de vagas existentes.
Será organizado pela primeira vez um curso de Língua Gestual, visto ser uma necessidade real da nossa sociedade. Os objectivos desta iniciativa são dar a oportunidade aos estudantes de aprender esta língua e de consciencializar os estudantes para pessoas com necessidades especiais.
Estes cursos tratam-se de uma ferramenta importante para os alunos, uma vez que permitem aos mesmos o desenvolvimento de competências impossíveis de adquirir através do programa das unidades curriculares, sendo deste modo algo bastante valorizado pelas entidades empregadoras.

Formações

Para completar a formação dos alunos do Instituto Superior Técnico, o GEFE procurará estabelecer parcerias com empresas e escolas de formação, nas quais os alunos do IST possam ter um desconto nos cursos e formações que frequentem. Alguns exemplos de formações são "Estruturação de base de dados e linguagem SQL", "Desenvolvimento para aplicações de Android", "Desenvolvimento para aplicações de iPhone", "XHTML", "CSS" e "Javascript".

Workshops

Ao longo do próximo ano lectivo, o GEFE propõe-se à realização de diversos workshops, em ambos os campi, proporcionando aos alunos o desenvolvimento das suas competências em diversas áreas. Deste modo, temas como "Como te deves comportar numa entrevista de emprego", "Como construir um CV", bem como temas de carácter mais técnico como "LaTeX", "MATLAB", "Excel", entre outros, irão fazer parte da variada lista de workshops que o GEFE se propõe a realizar.

Weekshop

Além de workshops pontuais, descritos no ponto acima, em cada um dos semestres será organizada uma semana intensiva com diversos workshops por dia, quer de soft skills, quer de hard skills. As temáticas serão variadas e serão adaptadas em função dos pedidos e interesses dos alunos. Estes interesses serão avaliados enviando inquéritos de participação aos alunos que estiverem presentes nos workshops e, desta forma, será possível avaliar e planear os workshops futuros, de forma a colmatar as necessidades dos alunos e a adequar a oferta aos seus interesses.

Actividades de empresas

O GEFE compromete-se a avaliar todos os pedidos de cooperação em actividades de empresas, a dar apoio na divulgação destas e na sua organização, sempre que o seu conteúdo seja considerado pertinente. Jobshop
A Jobshop AEIST tem estabelecido, ao longo dos anos, um padrão de inovação, rigor e qualidade, e nesta 29ª edição o GEFE compromete-se a elevar ainda mais a fasquia.
A 29ª edição da Jobshop AEIST - "Get in the game" - pretende ser aberta a toda a comunidade estudantil, uma vez que é um evento que se pretende aproximar aos interesses e necessidades de todos nossos alunos.
Assim, pretende-se que seja proporcionada aos estudantes uma oportunidade única de contacto com o mundo empresarial. Para as empresas, esta será igualmente uma excelente oportunidade para recrutar engenheiros, matemáticos e arquitetos recém-formados por uma das mais prestigiadas e aclamadas instituições de ensino nas áreas da tecnologia e ciência, reconhecida a nível nacional e internacional. No local do evento, as empresas poderão dar-se a conhecer através de stands, que permitem um contacto permanente com os alunos e/ou conferências formais ou informais, case studies, workshops, que possibilitam uma abordagem mais dinâmica. Esta edição conta ainda com um Sunset onde estarão presentes alunos e representantes de empresas. Os docentes da universidade serão também convidados a estar presentes.
A 29ª edição da Jobshop AEIST - "Get in the game" - irá decorrer no campus Alameda do Instituto Superior Técnico, no centro da cidade de Lisboa, nos dias 9, 10 e 11 de Maio de 2017.

Palestras e feira de start-ups

A 29ª edição da Jobshop será precedida por um dia onde decorrerão palestras de oradores, não necessariamente associados a empresas, no Salão Nobre, bem como uma feira de start-ups, no átrio do Pavilhão Central. A ideia surgiu no seguimento de as start-ups não terem possibilidade monetária para participar na Jobshop e de ser interessante e vantajoso quer para estas, quer para os estudantes, existir uma feira onde ambas as partes estarão em contacto. A actividade decorrerá no campus da Alameda do Instituto Superior Técnico, no centro da cidade de Lisboa, no dia 8 de Maio de 2017.

Coordenador

Inês Ferreira

Coordenadora

ines.carolina@aeist.pt

Equipa

Ada de Brito

Colaboradora

ada.brito@aeist.pt

Andrei Negara

Colaborador

andrei.negara@aeist.pt

André Alves

Colaborador

andres.alves@aeist.pt

Filipa Alves

Colaboradora

filipa.alves@aeist.pt

Inês Peixoto

Colaboradora

ines.peixoto@aeist.pt

Joana Fernandes

Colaboradora

joana.fernandes@aeist.pt

Ricardo Oliveira

Colaborador

ricardo.oliveira@aeist.pt

Sofia Estrela

Colaboradora

sofia.estrela@aeist.pt