Segundo a ICOM, o objetivo do dia Internacional dos Museus é chamar à atenção sobre o facto de que “os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”. A AEIST considera também de extrema importância celebrar estas instituições e o que trazem à sociedade, em especial os museus e coleções presentes no nosso Instituto.
Aqui, poderás descobrir e apreciar um pouco do que os museus do IST têm para te oferecer, assim como conhecer um pouco do trabalho dos Serviços Educativos dos Museus do Técnico.

 

Museu Faraday

“MUSEU FARADAY – Um palco para uma herança recente de Ciência e Património. Um espaço onde a peça se mexe e mexe com a gente, onde o diálogo entre o local e o público é uma realidade, onde o espectador é tornado protagonista da representação”

Localização:

Imagens:

[foogallery id=”7265″]

 

 

Coleção do DEQ (Departamento de Engenharia Química) e LAIST (LAboratório de Análises do IST)

“A Engenharia ‘Chimico-Industrial’ foi um dos 5 cursos de engenharia criados com o IST em 1911. O Trabalho desenvolvido pelos docentes e investigadores desde essa data deu origem a uma grande coleção de objetos que estava armazenada e urgia preservar. Em 2019 o DEQ e o LAIST iniciaram a conservação e restauro deste espólio que já é possível visitar os corredores do DEQ.”

Site: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/departamentos/deq/acervo-historico

Localização:

Imagens:

[foogallery id=”7262″]

 

 

Museus de Geociências (Museu Alfredo Bensaúde e Museu Décio Thadeu)

“Museus de Geociências do IST – lugar de encontro do passado, do presente e do futuro!”

Facebook: https://www.facebook.com/groups/1707109892891210/

Site: http://www.roteirodeminas.pt/

Localização:

Imagens (Museu Alfredo Bensaúde):

[foogallery id=”7286″]

 

Imagens (Museu Décio Thadeu):

[foogallery id=”7305″]

 

 

Museu de Engenharia Civil

“No Museu de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico (IST), inaugurado em 1993, podem observar-se peças que conservam a memória histórica da evolução científica e tecnológica da Engenharia Civil e também da Arquitectura, abrangendo métodos de ensino, tecnologias aplicadas, utilização de equipamentos e suporte de registos gráficos.”

Site: https://www.ulisboa.pt/patrimonio/museu-de-engenharia-civil

Localização:

Imagens:

[foogallery id=”7340″]

 

 

Serviço Educativo dos Museus do Técnico

“O serviço educativo do Instituto Superior Técnico promove a educação para o património cultural e divulgação científica, oferecendo programas de caráter educativo, social e cultural para diversos públicos.”

Facebook: https://www.facebook.com/servicoeducativomuseustecnico/

Imagens:

[foogallery id=”7307″]

Categorias: AEIST

340 comentários

Os comentários estão fechados.