ACA

A ACA nasceu da iniciativa de um estudante universitário que se deparou com um problema social: a solidão e exclusão. Em janeiro de 2006 inicia-se informalmente o projeto “Um Sem-Abrigo Um Amigo” combatendo a solidão e exclusão humana de pessoas em situação de sem-abrigo. Um ano depois fundou-se a ACA com uma Missão mais abrangente, tocando outras pessoas, grupos e situações, mas sempre com a “conversa” e “a pessoa” no centro da sua identidade. Atualmente, com vários projetos, um departamento de formação, várias parcerias e reconhecimentos, a ACA tornou-se uma presença incontornável de humanização e uma referência nos temas do voluntariado, inovação e empreendedorismo social.

Academia dos Champs

A Academia dos Champs tem por missão integrar socialmente crianças e jovens em situação de risco, através da prática do ténis. Mais do que formar campeões de ténis, procura sim formar campeões para a vida com o seu lema “Aprender a vencer”

Apoio à Vida

Somos uma instituição particular de solidariedade social e já ajudámos mais de 4.000 mulheres a terem os seus filhos e a fortalecerem as suas famílias. Com 20 anos de trabalho no terreno, existimos para dar às mulheres o poder de decidir com liberdade. Os nossos objetivos principais são acompanhar mulheres grávidas em situação de dúvida ou dificuldade psicológica, familiar ou social; acompanhar, igualmente, os seus companheiros e famílias; ajudar, acolher e capacitar todas as grávidas que nos procuram e ajudá-las a perceber que não estão sozinhas. 

Associação MIMAR

A Casa MIMAR é uma Casa de Acolhimento Temporário para crianças em perigo, dos 0 aos 6 anos. A nossa missão, mais do que acolher estas crianças, é trabalhar para que voltem a ter uma família (natural ou adotiva), que as proteja e valorize. Na Mimar temos um lema que guia tudo o que fazemos “Mais do que mimar uma criança, queremos ajudá-la a mimar a vida.” Junte-se à nossa Ca(u)sa. Quando ajudamos uma criança a crescer e a ter um futuro melhor, também nós crescemos com ela.

Associação Nacional de Futebol de Rua

A ANFR – Associação Nacional de Futebol de Rua é uma associação privada de solidariedade social que utiliza o desporto, em particular a modalidade Futebol de Rua, como estratégia de inovação social, através da intervenção sociopedagógica e cultural, com os objetivos de promover a mudança social, o desenvolvimento humano e a inclusão social. O Futebol de Rua proporciona o contexto e dinâmicas favoráveis ao desenvolvimento de sentimentos de pertença, espírito de equipa e luta por objetivos comuns! A associação tem como público alvo crianças e jovens, em especial, em situação de vulnerabilidade social e suas famílias; comunidades migrantes; pessoas em risco ou em situação de pobreza/exclusão social/discriminação ou afetadas por outros problemas sociais persistentes; organizações de economia social, empresas e setor público.

Associação Salvador

Para promover a inclusão social das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador desenvolve projetos que respondem às necessidades das pessoas com deficiência motora. Os projetos desenvolvem-se em três áreas de atuação: Conhecimento, através do incentivo à investigação, da partilha de informação e da criação de redes de cooperação; Integração, com a promoção da qualidade de vida, apoio ao emprego, eventos inclusivos, desporto adaptado e mais atividades que incentivem a uma presença ativa na sociedade; e Sensibilização, apostando em ações que sensibilizam para o respeito da diferença e da igualdade de oportunidades, campanhas de prevenção rodoviária e sensibilizando para o cumprimento da Lei das Acessibilidades.

Banco Alimentar Contra a Fome

O Banco Alimentar é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que luta contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. Com base no trabalho voluntário, recolhe e distribui milhares de toneladas de produtos e apoia ao longo de todo o ano, a ação de instituições que, por sua vez, distribuem refeições confecionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas.

Banco do Bebé

O Banco do Bebé – Associação de Ajuda ao Recém-Nascido – é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem no centro da sua ação o valor da vida. Orientámos por isso a nossa intervenção para o começo da vida, que traduzimos no apoio a recém-nascidos e às suas famílias enquanto núcleo natural e fundamental da nossa sociedade. Pretendemos sempre encontrar novas e melhores formas de resposta às questões sociais com que nos confrontamos. Foi assim que surgiu o Projeto Apoio Domiciliário. Hoje o Projeto de Apoio Domiciliário é a vertente principal do Banco do Bebé onde o principal objetivo é a capacitação parental.

O Companheiro

O Companheiro, IPSS, tem tido como principal atividade a inserção pessoal, social, laboral e cultural de pessoas que têm ou já tiveram problemas com a justiça e seus familiares, e procura incentivar as pessoas em situação de exclusão social a dar novos passos de inclusão e integração societal.

Comunidade Vida e Paz

A grande missão da Comunidade Vida e Paz é ir ao encontro das pessoas em situação de sem-abrigo e/ou que tenham outra vulnerabilidade social, e motivá-las para a mudança através de uma relação de confiança. É através desta mesma relação que construímos sentidos de vida.

Missão Cuida+

Somos uma organização formada por estudantes universitários de Lisboa. Nascida durante a pandemia, a nossa missão é de ajudar quem mais precisa. Entregamos cabazes alimentares a famílias carenciadas e Kit’s Cuida+ a sem-abrigos. Esta é a nossa missão, mas com o teu contributo será também a tua!

Mundos de Papel

A nossa finalidade é potenciar o papel de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, no mundo individual e social, minimizando factores de risco e promovendo inclusão e coesão social. A Mundos de Papel assenta assim, na ideia de que todos desenvolvemos um papel no nosso mundo individual, mas também no social, sendo que da junção de vários mundos alinhados pode acontecer algo extraordinário. Pode ser cliché, mas acreditamos ser a verdade, em conjunto podemos tornar o Mundo num lugar melhor.

Oeiras Solidária

O Programa Oeiras Solidária é uma plataforma de networking, de iniciativa municipal, que promove e agiliza a colaboração entre organizações dos vários setores. A sua missão é envolver na comunidade as muitas empresas que têm vindo a instalarse no concelho. Neste sentido, o POS tem procurado potenciar a proximidade entre os agentes locais, na promoção de ações de voluntariado, na cedência de bens, serviços e apoio logístico, na capacitação ou apoios financeiros, entre outras iniciativas.

SEMEAR

O SEMEAR trabalha com pessoas com deficiência e com as suas famílias no sentido de estabelecer pontes entre estas, o Estado e as empresas, que conduzam à sua inclusão no mercado de trabalho. Estabelecemos, assim, uma rede de parcerias que integra famílias, empresas, entidades públicas (autarquias), agentes educativos, técnicos especializados e a população em geral, fazendo com que o melhor de cada um seja colocado ao serviço de todos, como acontece, por exemplo, no caso do voluntariado individual ou corporativo. Uma sociedade sem margens para fenómenos como a indiferença ou a exclusão social.