AMI
A AMI foi fundada em 1984, com o Ser Humano no centro de todas as suas preocupações. Desde 1987, já atuou em 82 países do Mundo, tendo enviado centenas de voluntários e toneladas de ajuda (medicamentos e equipamento médico, alimentos, roupas, viaturas, geradores, etc.). A AMI atua também a nível nacional, visando minimizar os efeitos dos fenómenos da pobreza e da exclusão social, promovendo uma cidadania ativa na área do associativismo, formação ou ambiente.
Animalife
A Animalife tem como missão o combate ao abandono de animais de estimação e dá apoio a famílias carenciadas com animais, a pessoas em situação de sem abrigo com animais e a associações de proteção animal, a nível da alimentação, vacinação, identificação eletrónica, esterilização e desparasitação.
Associação Nacional de Futebol de Rua
A ANFR – Associação Nacional de Futebol de Rua é uma associação privada de solidariedade social que utiliza o desporto, em particular a modalidade Futebol de Rua, como estratégia de inovação social, através da intervenção sociopedagógica e cultural, com os objetivos de promover a mudança social, o desenvolvimento humano e a inclusão social. O Futebol de Rua proporciona o contexto e dinâmicas favoráveis ao desenvolvimento de sentimentos de pertença, espírito de equipa e luta por objetivos comuns! A associação tem como público alvo crianças e jovens, em especial, em situação de vulnerabilidade social e suas famílias; comunidades migrantes; pessoas em risco ou em situação de pobreza/exclusão social/discriminação ou afetadas por outros problemas sociais persistentes; organizações de economia social, empresas e setor público.
Associação Salvador
Para promover a inclusão social das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador desenvolve projetos que respondem às necessidades das pessoas com deficiência motora. Os projetos desenvolvem-se em três áreas de atuação: Conhecimento, através do incentivo à investigação, da partilha de informação e da criação de redes de cooperação; Integração, com a promoção da qualidade de vida, apoio ao emprego, eventos inclusivos, desporto adaptado e mais atividades que incentivem a uma presença ativa na sociedade; e Sensibilização, apostando em ações que sensibilizam para o respeito da diferença e da igualdade de oportunidades, campanhas de prevenção rodoviária e sensibilizando para o cumprimento da Lei das Acessibilidades.
Banco Alimentar Contra a Fome
O Banco Alimentar é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que luta contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. Com base no trabalho voluntário, recolhe e distribui milhares de toneladas de produtos e apoia ao longo de todo o ano, a ação de instituições que, por sua vez, distribuem refeições confecionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas.
Banco do Bebé
O Banco do Bebé – Associação de Ajuda ao Recém-Nascido – é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem no centro da sua ação o valor da vida. Orientámos por isso a nossa intervenção para o começo da vida, que traduzimos no apoio a recém-nascidos e às suas famílias enquanto núcleo natural e fundamental da nossa sociedade. Pretendemos sempre encontrar novas e melhores formas de resposta às questões sociais com que nos confrontamos. Foi assim que surgiu o Projeto Apoio Domiciliário. Hoje o Projeto de Apoio Domiciliário é a vertente principal do Banco do Bebé onde o principal objetivo é a capacitação parental.
CISV
O CISV é uma organização internacional que desenvolve campos de férias internacionais, atualmente representada em 69 países, e que tem como objetivo educar para a paz e criar um futuro mais pacífico para todos. Se tens 21 anos ou mais, gostas de trabalhar com jovens e crianças, és curioso, aventureiro e responsável, então estamos à tua procura! Se queres saber mais, inscreve-te como leader voluntário no nosso site, e nós entramos em contacto contigo!
Circular Economy Portugal
A Circular Economy Portugal – CEP é uma associação sem fins lucrativos comprometida em acelerar a transição para uma economia circular em Portugal baseada na produção e consumo sustentáveis. A nossa visão é a de uma sociedade baixa em carbono e zero desperdício alcançada através da reutilização, reparação e reciclagem. Com um conhecimento alargado sobre problemas ambientais e sócioeconómicos, e experiência profissional em várias áreas da sustentabilidade, a CEP consegue oferecer um leque alargado de serviços de consultoria a entidades públicas e privadas sobre temáticas como estratégias e políticas de prevenção de desperdício. Pautamos a nossa atuação pelo profissionalismo, orientação para os resultados, comunicação clara com os nossos parceiros, que aliado à nossa motivação para o impacto, se traduz numa fórmula de sucesso.
Coração Amarelo
Associação Coração Amarelo é uma organização baseada em voluntariado que lida com a isolação social e a solidão que assola os idosos portugueses desde o ano 2000. Por todo o país, cerca de 700 voluntários lutam por aliviar esta realidade epidémica que se esconde por muitas portas fechadas. A idade traz consigo desafios físicos, sociais e psicológicos e a Associação Coração Amarelo luta por encontrar maneiras inovadoras de reavivar o sentido de conexão nos idosos que sofrem de solidão e isolamento.
DarISTo
O DarISTo é um projeto de incentivo ao voluntariado, como instrumento fundamental numa política de responsabilidade social e de partilha, que visa a promoção e o incentivo à doação de bens para bebés e crianças até aos 6 anos, facilitando o contacto entre quem quer doar e quem precisa de receber e canalizando as ofertas aos seus destinatários.
Just a Change
Uma habitação digna é muitas vezes o ponto de partida para uma nova vida por isso o Just a Change trabalha para devolver a dignidade habitacional às famílias e particulares mais necessitados. Melhorar as condições de vida e de habitabilidade da população tem um impacto direto na redução da pobreza e a criminalidade, trazendo também melhorias significativas em termos de saúde pública e eficiência energética. Acima de tudo, é de destacar o impacto direto do Just a Change no dia-a-dia das famílias em termos de saúde, segurança e esperança.
Mais Cidadania
A Mais Cidadania tem por objetivo acompanhar jovens e adultos nos seus projetos de vida através de formação, educação não formal e promoção multicultural, querendo contribuir para o envolvimento responsável e ativo dos cidadãos na sociedade civil e na construção de soluções para os desafios das sociedades atuais, tanto a nível local como internacional.
Oeiras Solidária
O Programa Oeiras Solidária é uma plataforma de networking, de iniciativa municipal, que promove e agiliza a colaboração entre organizações dos vários setores. A sua missão é envolver na comunidade as muitas empresas que têm vindo a instalarse no concelho. Neste sentido, o POS tem procurado potenciar a proximidade entre os agentes locais, na promoção de ações de voluntariado, na cedência de bens, serviços e apoio logístico, na capacitação ou apoios financeiros, entre outras iniciativas.
Para Onde?
A “Para Onde?” é uma associação sem fins lucrativos que se formalizou no final do ano de 2016, após dois anos enquanto plataforma online informativa. Surgiu com o objetivo de criar espaços-tempo (a nível local, nacional e internacional) onde pessoas diferentes se juntem, se conheçam e cresçam comprometidas com um país e um mundo mais justos. Assim, através do nosso lema “juntar pessoas diferentes através do voluntariado” celebramos esta diversidade em projetos e ações de voluntariado em Portugal e no Mundo, através de programas de curta e longa duração. Para encontrares todas estas oportunidades e fazeres a tua candidatura, basta ires ao nosso site.
SEMEAR
O SEMEAR trabalha com pessoas com deficiência e com as suas famílias no sentido de estabelecer pontes entre estas, o Estado e as empresas, que conduzam à sua inclusão no mercado de trabalho. Estabelecemos, assim, uma rede de parcerias que integra famílias, empresas, entidades públicas (autarquias), agentes educativos, técnicos especializados e a população em geral, fazendo com que o melhor de cada um seja colocado ao serviço de todos, como acontece, por exemplo, no caso do voluntariado individual ou corporativo. Uma sociedade sem margens para fenómenos como a indiferença ou a exclusão social.
Thirst Project Portugal
Com efeito, o Thirst Project Portugal está assente na problemática do acesso a água potável em determinadas comunidades. Através de angariação de fundos é possível construir furos para ter acesso a água potável. Existe uma equipa central, responsável pela coordenação do projeto e depois existem diversas equipas em faculdades e escolas, com uma certa independência, que através de iniciativas e actividades conseguem angariar fundos para contribuir.