O Núcleo de Estudantes Africanos do IST (NEAIST) nasceu em 23 de Outubro de 2019 através de uma vontade enorme não só de promover a inclusão dos estudantes africanos na vida académica e social do IST, como também de dar a conhecer ao corpo estudantil o quão rica e diversa é a cultura africana, criando assim um intercâmbio valioso através do desenvolvimento de atividades de relevância social, cultural e académica.
Tem como objetivo de apoiar e acompanhar os estudantes africanos, em particular, ao longo das suas carreiras académicas, abrangendo assim um leque de problemas que afligem todos os estudantes da nossa instituição independentemente das suas origens; neste sentido não somos um núcleo só para os estudantes africanos, somos um núcleo para todos. Esta iniciativa criou-se após uma reflecção acerca do papel que a comunidade africana tem no nosso campus, que sendo diversa e com fortes valores culturais tem, afinal de contas, muito a contribuir ao resto da comunidade estudantil.
Sendo assim, vimos a necessidade de abordar os principais problemas enfrentados pelos estudantes africanos que iniciam as suas carreiras no IST, nomeadamente no que toca a integração social e adaptação aos novos métodos de ensino. No entanto, acreditamos que deve existir um clima de interajuda, partilha e respeito entre todos nós para que possamos responder às necessidades de todos. Participe e faça parte da nossa organização!