bootstrap slideshow


PRESIDÊNCIA

PRESIDENTE


Ao presidente da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico cabe zelar pelo cumprimento dos princípios fundamentais da AEIST, assim como a representação dos alunos do IST, unindo e defendendo os interesses de toda a comunidade estudantil desta instituição. Para além disto, o Presidente da Associação deve envolver-se na discussão de todas as questões que afectem a componente educativa do IST, e contribuir para um aumento da participação dos alunos em todas as atividades académicas. Deve, de forma semelhante, atuar diretamente junto aos Órgãos de Gestão do IST sempre que necessário, e assegurar que os problemas dos alunos são devidamente comunicados, possibilitando a sua rápida resolução. Externamente, o Presidente representa a AEIST em estruturas sectoriais, como a Universidade de Lisboa, em estruturas regionais, como a Federação Académica de Lisboa (FAL), e até mesmo a nível nacional nos Encontros Nacionais de Direções Associativas, garantido a presença da AEIST nas discussões de temáticas relacionadas com a educação a nível nacional.


Mobirise

Alexandre Passo

Presidente

Alexandre Passo, aluno de 5º ano de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica (MEMec), entrou no Instituto Superior Técnico pelo seu interesse e curiosidade na engenharia e matemática. Tendo praticado natação e remo, integrou a Direção da AEIST em maio de 2015 precisamente no pelouro do Desporto, motivado pelo seu desejo de cultivar a prática desportiva universitária, devido aos benefícios que esta concede. Posteriormente, esteve nos pelouros de Gestão e Serviços (atualmente Administração) e na Recreativa, tendo ganho ainda mais gosto e experiência na Associação. Em março de 2017 assumiu o cargo de Coordenador do Desporto da AEIST, onde pôde contribuir de forma mais próxima para as equipas desportivas, nomeadamente na sua participação nos Campeonatos Nacionais Universitários. Aceitou o desafio da Vice-presidência em agosto de 2017 e, findos quase dois anos e meio na Direção, candidata-se agora a Presidente. É motivado por todo o potencial que a AEIST tem em ajudar os alunos do IST, e acredita com convicção que esta deve contribuir ativamente para a melhoria do panorama geral dos estudantes, contando com uma equipa experiente e inovadora para o fazer.

VICE-PRESIDENTES


A gestão eficiente de uma equipa de trabalho como a Direção da AEIST é  fundamental para os objetivos traçados nesta candidatura serem atingidos com eficácia. Assim, cabe aos vice-presidentes garantir que todos os pelouros estejam coesos e em sintonia, em ambos os campi e durante todo o mandato, de forma a melhorar e a garantir que toda a equipa está unida e se entreajuda. Desta forma, a vice-presidência é o mecanismo de gestão interna da AEIST, zelando pelo seu bom funcionamento em todos os aspetos, e contribuindo para um único objetivo fulcral: melhorar as condições dos estudantes do Instituto Superior Técnico.


Mobirise

Renato Rocha

Vice-Presidente (Alameda)

Renato Rocha, 22 anos, natural de Barcelos, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial (MEAer) desde 2013, no ramo de Aeronaves. De forma a complementar a sua formação académica, optou por colaborar com a direção da AEIST no final do mandato de 2015/2016. Posteriormente, candidatou-se ao cargo de Vice Administrador para a Gestão e Serviços, cargo responsável pela Secção de Folhas, no mandato 2016/2017. Durante esse ano letivo, foi eleito membro da Assembleia de Escola do Técnico e delegado de ano no curso que frequenta. Entrou para a Gestão e Serviços com o objetivo de renovar a Secção de Folhas, que, aliado a uma gestão
eficiente e divulgação dos serviços prestados, melhorou muito a qualidade desta componente da AEIST. A vontade continuada de mudar, a confiança na equipa candidata e a proximidade para com os funcionários da Direção da Associação são os três grandes motivos da sua candidatura, sentindo-se totalmente capaz de assumir a vice-presidência da AEIST.

Mobirise

Sofia Martins

Vice-Presidente (Taguspark)

Sofia Martins, 22 anos, natural de Torres Novas, é aluna do 5º ano de
Engenharia Informática e de Computadores (MEIC) no Taguspark. No final do segundo ano, ambicionando complementar o seu curso, aceitou fazer parte da equipa da Associação dos Estudantes, iniciando-se no pelouro da Comunicação. Além da AEIST, colaborou também com o IEEE, tentando sempre fazer parte da vida estudantil do Taguspark e, para além disso, é suplente no Senado da Universidade de Lisboa. Desde o início do seu percurso na Associação que notou a importância que esta tem na vida dos
estudantes e a necessidade de uma forte ligação entre os campi, de forma a que o máximo de atividades sejam conhecidas por toda a comunidade estudantil do IST. Em junho de 2017, assumiu o cargo de vice-presidente da AEIST para o Taguspark, cargo para o qual se candidata novamente, tendo lutado até então por uma maior visibilidade dos alunos deste campus e pela melhoria das condições oferecidas aos estudantes do Instituto Superior Técnico.

TESOUREIRO


A sustentabilidade financeira da AEIST é fundamental para garantir a realização das atividades de cada um dos pelouros em que a Direção se divide. É de destacar a consolidação orçamental que tem vindo a ser conseguida nos últimos mandatos, e assumindo como premissa de base a gestão criteriosa dos recursos financeiros, é então imperioso definir uma estratégia de médio prazo que permita reestruturar a operação da AEIST nas diversas áreas. Só dessa forma será possível continuar a garantir a autonomia financeira da Associação, bem como disponibilizar verbas para a realização de investimentos considerados estratégicos.

Mobirise

Tomás Duarte

Tesoureiro

Tomás Ferreira Duarte, 22 anos, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (MEEC) desde 2013, com destaque para Telecomunicações e Energia. Tem também especial interesse por política, gestão e economia. Foi este facto que levou à sua escolha para coordenar as Relações Externas da Associação dos Estudantes no mandato 2016/2017. Além de dirigente da AEIST, foi eleito para representar os alunos na Assembleia de Escola do Técnico e membro da Comissão Organizadora do Arraial do Técnico 2017. Como Coordenador, definiu como objetivo criar um conjunto de parcerias estratégicas com real benefício para toda a comunidade académica e as suas condições de trabalho, bem como encontrar formas de valorizar ao máximo a AEIST junto das empresas e da sociedade. 

© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados