presidencia@aeist.pt

 

Francisco Santos

Presidente

Cabe ao Presidente da Direção da AEIST a representação máxima dos seus membros, os mais de onze mil estudantes do Instituto Superior Técnico, e a definição da visão estratégica para a Direção. Esta representação é feita tanto na esfera interna, zelando pelos interesses e necessidades dos estudantes junto dos órgãos de gestão do IST, como na esfera externa garantindo uma representação fiel da posição dos estudantes, a nível regional e nacional. Ao nível organizacional, a definição da visão estratégica para a Direção advém de uma análise que permita um desenvolvimento sustentável dos âmbitos de ação da AEIST, munindo a mesma da capacidade de oferecer aos estudantes tudo o que precisarem. São linhas transversais a estas funções a transparência, o respeito e a dedicação na liderança da Direção garantindo o cumprimento dos estatutos e a realização do plano de atividades.



  • Sofia Sotomaior
    Vice-Presidente Taguspark
    Sofia Sotomaior
  • António Costa
    Vice-Presidente Alameda
    António Costa

A Vice-Presidência foca-se maioritariamente sobre duas importantes áreas: o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos pelouros para as diversas linhas de ação da AEIST e o contacto constante e bidirecional com os órgãos de gestão de IST e não só, de modo a defender sempre e inequivocamente os interesses dos estudantes da nossa instituição. Aos Vice-Presidentes cabe também a tarefa de manter dentro da AEIST a coesão entre os campi. Têm ainda o importante papel de coadjuvar o Presidente em todas as tarefas que para tal haja necessidade.


Rodolfo Simões

Rodolfo Simões

Tesoureiro

A elevada complexidade da ação da AEIST, devido ao grande número de eventos que realiza e serviços que presta, obriga a uma gestão financeira cuidada e responsável, assente num bom planeamento e execução rigorosa. Para tal, para além de elaboração do Orçamento para o mandato 2019/2020, será fundamental o acompanhamento de cada pelouro, através da realização de orçamentos e relatórios de execução financeira para as atividades planeadas. Por outro lado, como forma de garantir a sustentabilidade financeira da Associação, será necessário o planeamento da realização de investimentos estratégicos durante o mandato, que tenham um retorno positivo a curto/médio prazo para a Associação.


Beatriz Borges

Beatriz Borges

Secretária-Geral

Cabe ao Secretariado-Geral da Direção da AEIST munir os coordenadores e as suas equipas de ferramentas que permitam uma execução eficaz das atividades, eventos e iniciativas propostas. Para tal, é imprescindível garantir que a equipa tenha uma formação e um acompanhamento que vão ao encontro das suas necessidades e que colmatem as suas dificuldades. É igualmente essencial fomentar uma comunicação e participação dinâmica dentro e entre pelouros, assim como dentro do campus e entre campi. Adicionalmente, é dever do Secretário-Geral olhar a problemas do foro burocrático e regulamentar, por forma a oferecer e implementar alternativas com vista à resolução dos mesmos.


Plano de Atividades

    • Definir a visão estratégica para a direção zelando sempre pela sua sustentabilidade e cumprimento dos estatutos;
    • Garantir uma fiel representação da comunidade estudantil do IST em todos os fóruns;
    • Assegurar a comunicação com os restantes órgãos sociais da AEIST;
    • Manter a comunidade estudantil informada sobre a atividade da Direção da AEIST.

    • Garantir a operacionalização das atividades da AEIST em ambos os campi;
    • Garantir a coesão da Direção da AEIST entre os campi;
    • Acompanhamento dos coordenadores na realização dos seus planos de atividades;
    • Manter e reforçar a ligação da AEIST aos órgãos centrais do IST e de outras entidades de interesse para a AEIST.

    • Elaboração do Orçamento para o mandato 2019/2020;
    • Elaboração, em conjunto com os pelouros da Direção da AEIST, de orçamentos para as diferentes atividades planeadas;
    • Avaliação de projetos de investimento nas diferentes áreas de atuaçao da AEIST;
    • Apoiar o acompanhamento e a realização de parcerias entre a AEIST e entidades externas;
    • Realização de relatórios de contas para as atividades realizadas.

    • Efetuar a gestão e articulação das diferentes áreas de ação da Direção;
    • Aumentar e facilitar a comunicação e informação dos membros da Direção;
    • Dinamizar momentos formativos para os membros da Direção da AEIST;
    • Coordenar o Recrutamento interno e externo da Direção;
    • Catalogar e organizar a documentação da AEIST.

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

O Companheiro

O Companheiro, IPSS, tem tido como principal atividade a inserção pessoal, social, laboral e cultural de pessoas que têm ou já tiveram problemas com a justiça e seus familiares, e procura incentivar as pessoas em situação de exclusão social a dar novos passos de inclusão e integração societal.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                    

 

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

A Animal Life

A Animalife tem como missão o combate ao abandono de animais de estimação e dá apoio a famílias carenciadas com animais, a pessoas em situação de sem abrigo com animais e a associações de proteção animal, a nível da alimentação, vacinação, identificação eletrónica, esterilização e desparasitação.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                    

 

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

CISV

O CISV é uma organização internacional que desenvolve campos de férias internacionais, atualmente representada em 69 países, e que tem como objetivo educar para a paz e criar um futuro mais pacífico para todos. Se tens 21 anos ou mais, gostas de trabalhar com jovens e crianças, és curioso, aventureiro e responsável, então estamos à tua procura! Se queres saber mais, inscreve-te como leader voluntário no nosso site, e nós entramos em contacto contigo!

Mais Cidadania

A Mais Cidadania tem por objetivo acompanhar jovens e adultos nos seus projetos de vida através de formação, educação não formal e promoção multicultural, querendo contribuir para o envolvimento responsável e ativo dos cidadãos na sociedade civil e na construção de soluções para os desafios das sociedades atuais, tanto a nível local como internacional.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                     Visita o Site        Inscreve-te na associação

             

AIESEC

A AIESEC é a maior organização mundial gerida somente por jovens, que proporciona experiências internacionais, sob a forma de voluntariado, estágios profissionais e experiências em startups.

Intercultura–AFS Portugal

A Intercultura–AFS Portugal é uma associação de Juventude e Voluntariado, sem fins lucrativos que tem como objetivos contribuir para a Paz e Compreensão entre os Povos através de intercâmbios de jovens e famílias, para uma Aprendizagem Intercultural e Educação Global.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                     Visita o Site        Inscreve-te na associação

MOVE

O MOVE é uma ONG para o desenvolvimento que acredita no empreendedorismo como forma de combater a pobreza. A nossa missão é auxiliar empreendedores de países em desenvolvimento a criar um mundo onde ideias e trabalho têm um retorno justo. Atualmente temos projetos em três terrenos: Açores, Timor-Leste e S. Tomé e Príncipe. Estamos à procura de jovens ambiciosos, movidos pela inovação e mudança, que estejam preparados para agarrar esta oportunidade única de fazer voluntariado além-fronteiras.

Visita o Site        Inscreve-te na associação

 

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

Associação SOL

A Associação SOL é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, de apoio a crianças afetadas e/ou infetadas pelo VIH/SIDA e suas famílias. Desenvolve a sua atividade através de 4 valências: Casa SOL, Lar de Infância e Juventude, O Centro de Apoio Integrado (CAI) e O Centro de Educação e Prevenção (CEP).

CAOJ

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens foi criado pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”. É constituído por 4 núcleos de intervenção: o Núcleo de Formação (NF), o Núcleo de Apoio e Aconselhamento (NAA), o Núcleo de Teatro de Intervenção Educativa (NTIE) e o Núcleo de Documentação e Informação (NDI).

Visita o Site        Inscreve-te na associação                     Visita o Site      Inscreve-te na associação       

Mais Cidadania

A Mais Cidadania tem por objetivo acompanhar jovens e adultos nos seus projetos de vida através de formação, educação não formal e promoção multicultural, querendo contribuir para o envolvimento responsável e ativo dos cidadãos na sociedade civil e na construção de soluções para os desafios das sociedades atuais, tanto a nível local como internacional.

   

Visita o Site        Inscreve-te na associação   

       

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

DarISTo

O DarISTo é um projeto de incentivo ao voluntariado, como instrumento fundamental numa política de responsabilidade social e de partilha, que visa a promoção e o incentivo à doação de bens para bebés e crianças até aos 6 anos, facilitando o contacto entre quem quer doar e quem precisa de receber e canalizando as ofertas aos seus destinatários.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                    

 

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

Casa

A Casa pretene auxiliar aqueles que se encontram em situação de Sem-Abrigo, que integrem Famílias em Risco ou Famílias Carênciadas, através de ações de solidariedade social, disponibilizando um contacto próximo, bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social, independentemente do estrato social, etnia, religião ou género.

Comunidade Vida e Paz

A grande missão da Comunidade Vida e Paz é ir ao encontro das pessoas em situação de sem-abrigo e/ou que tenham outra vulnerabilidade social, e motivá-las para a mudança através de uma relação de confiança. É através desta mesma relação que construímos sentidos de vida. 

 Visita o Site        Inscreve-te na associação                   Visita o Site        Inscreve-te na associação 

Re-Food

A Re-food é uma organização comunitária, independente e sem fins lucrativos, 100% voluntária, que lida com o desperdício de alimentos, a fome e fornece o caminho comprovado para capacitar os cidadãos a mudar a sua própria comunidade.

Serve the City

A Serve the City é uma rede de voluntariado, que procura mobilizar pessoas de todas as condições e convicções para uma cidadania ativa, responsável e de proximidade, que vai ao encontro de pessoas socialmente fragilizadas, atuando nas temáticas da exclusão, da pessoa sem-abrigo, da pessoa idosa isolada, das crianças e jovens em situações de maior vulnerabilidade, da pessoa imigrante ou refugiada, etc.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                   Visita o Site        Inscreve-te na associação

 

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

ENTRAJUDA

A ENTRAJUDA apoia instituições de solidariedade social e tem por objetivo ajudá-las a dotarem-se com mais organização e melhor gestão. Isto é efetuado por via do fornecimento e implementação de um conjunto de produtos e serviços, em função das necessidades identificadas para cada instituição.

Visita o Site        Inscreve-te na associação