presidencia@aeist.pt

 

Francisco Santos

Presidente

Cabe ao Presidente da Direção da AEIST a representação máxima dos seus membros, os mais de onze mil estudantes do Instituto Superior Técnico, e a definição da visão estratégica para a Direção. Esta representação é feita tanto na esfera interna, zelando pelos interesses e necessidades dos estudantes junto dos órgãos de gestão do IST, como na esfera externa garantindo uma representação fiel da posição dos estudantes, a nível regional e nacional. Ao nível organizacional, a definição da visão estratégica para a Direção advém de uma análise que permita um desenvolvimento sustentável dos âmbitos de ação da AEIST, munindo a mesma da capacidade de oferecer aos estudantes tudo o que precisarem. São linhas transversais a estas funções a transparência, o respeito e a dedicação na liderança da Direção garantindo o cumprimento dos estatutos e a realização do plano de atividades.



  • Sofia Sotomaior
    Vice-Presidente Taguspark
    Sofia Sotomaior
  • António Costa
    Vice-Presidente Alameda
    António Costa

A Vice-Presidência foca-se maioritariamente sobre duas importantes áreas: o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos pelouros para as diversas linhas de ação da AEIST e o contacto constante e bidirecional com os órgãos de gestão de IST e não só, de modo a defender sempre e inequivocamente os interesses dos estudantes da nossa instituição. Aos Vice-Presidentes cabe também a tarefa de manter dentro da AEIST a coesão entre os campi. Têm ainda o importante papel de coadjuvar o Presidente em todas as tarefas que para tal haja necessidade.


Rodolfo Simões

Rodolfo Simões

Tesoureiro

A elevada complexidade da ação da AEIST, devido ao grande número de eventos que realiza e serviços que presta, obriga a uma gestão financeira cuidada e responsável, assente num bom planeamento e execução rigorosa. Para tal, para além de elaboração do Orçamento para o mandato 2019/2020, será fundamental o acompanhamento de cada pelouro, através da realização de orçamentos e relatórios de execução financeira para as atividades planeadas. Por outro lado, como forma de garantir a sustentabilidade financeira da Associação, será necessário o planeamento da realização de investimentos estratégicos durante o mandato, que tenham um retorno positivo a curto/médio prazo para a Associação.


Beatriz Borges

Beatriz Borges

Secretária-Geral

Cabe ao Secretariado-Geral da Direção da AEIST munir os coordenadores e as suas equipas de ferramentas que permitam uma execução eficaz das atividades, eventos e iniciativas propostas. Para tal, é imprescindível garantir que a equipa tenha uma formação e um acompanhamento que vão ao encontro das suas necessidades e que colmatem as suas dificuldades. É igualmente essencial fomentar uma comunicação e participação dinâmica dentro e entre pelouros, assim como dentro do campus e entre campi. Adicionalmente, é dever do Secretário-Geral olhar a problemas do foro burocrático e regulamentar, por forma a oferecer e implementar alternativas com vista à resolução dos mesmos.


Plano de Atividades

    • Definir a visão estratégica para a direção zelando sempre pela sua sustentabilidade e cumprimento dos estatutos;
    • Garantir uma fiel representação da comunidade estudantil do IST em todos os fóruns;
    • Assegurar a comunicação com os restantes órgãos sociais da AEIST;
    • Manter a comunidade estudantil informada sobre a atividade da Direção da AEIST.

    • Garantir a operacionalização das atividades da AEIST em ambos os campi;
    • Garantir a coesão da Direção da AEIST entre os campi;
    • Acompanhamento dos coordenadores na realização dos seus planos de atividades;
    • Manter e reforçar a ligação da AEIST aos órgãos centrais do IST e de outras entidades de interesse para a AEIST.

    • Elaboração do Orçamento para o mandato 2019/2020;
    • Elaboração, em conjunto com os pelouros da Direção da AEIST, de orçamentos para as diferentes atividades planeadas;
    • Avaliação de projetos de investimento nas diferentes áreas de atuaçao da AEIST;
    • Apoiar o acompanhamento e a realização de parcerias entre a AEIST e entidades externas;
    • Realização de relatórios de contas para as atividades realizadas.

    • Efetuar a gestão e articulação das diferentes áreas de ação da Direção;
    • Aumentar e facilitar a comunicação e informação dos membros da Direção;
    • Dinamizar momentos formativos para os membros da Direção da AEIST;
    • Coordenar o Recrutamento interno e externo da Direção;
    • Catalogar e organizar a documentação da AEIST.

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

O Companheiro

O Companheiro, IPSS, tem tido como principal atividade a inserção pessoal, social, laboral e cultural de pessoas que têm ou já tiveram problemas com a justiça e seus familiares, e procura incentivar as pessoas em situação de exclusão social a dar novos passos de inclusão e integração societal.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                    

 

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

A Animal Life

A Animalife tem como missão o combate ao abandono de animais de estimação e dá apoio a famílias carenciadas com animais, a pessoas em situação de sem abrigo com animais e a associações de proteção animal, a nível da alimentação, vacinação, identificação eletrónica, esterilização e desparasitação.

Fundação São Francisco de Assis – Cascais

A Fundação São Francisco de Assis – Cascais é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos que tem o objetivo de proteger os animais de companhia, abandonados ou perdidos, no seu território, garantindo-lhes um espaço onde possam ser recebidos, tratados, acarinhados e encaminhados para uma família que lhes garanta uma vida com a dignidade e o respeito que merecem, através dos princípio da adoção responsável. Com atividade operacional iniciada em 2001, já resgatou mais de 8.000 animais que colocou em adoção com uma taxa de sucesso superior a 90%. No último sábado de cada mês há caminhadas com os animais, na zona do Zambujeiro, nas quais podes participar.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                     Visita o Site      Inscreve-te na associação       

UPPA

Junta-te à UPPA no salvamento, tratamento e cuidado de animais abandonados até à sua adoção, elevando e responsabilizando socialmente a Condição e Direito Animal que move este grupo. Procura pelas várias formas de os ajudar no seu site.

Casa dos Animais de Lisboa

A Casa dos Animais de Lisboa acolhe e trata os animais, combate o abandono e promove a adoção segura e responsável. Entre em contacto se pretende efetuar voluntariado regular neste espaço, ou mesmo iniciativas de voluntariado estudantil ou empresarial.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                                      Visita o Site

Liga Portuguesa dos Direitos do Animal

A Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, tem vindo, desde há trinta e nove anos, a mudar a opinião pública em Portugal quanto à proteção dos animais e dos seus direitos (todos os animais: de companhia, domésticos, dos usados em experiências, em espetáculos e desporto, da fauna silvestre, das espécies ameaçadas a nível planetário). Tornar-se-ia impossível expor aqui, exaustivamente, todas as ações que a LPDA tem desenvolvido ou participado, mas nomeiam-se algumas delas como leis gerais e específicas que fizeram sair para defesa dos animais, várias ações pedagógicas, parcerias para recolha de alimento para os animais, apoio alimentar e veterinário aos animais de mais de meia centena de famílias carenciadas, gerem duas Associações Zoófilas com cerca de 200 animais (AMIAMA e IZQC). Tudo isto e muito mais.

Visita o Site        Inscreve-te na associação

 

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

CISV

O CISV é uma organização internacional que desenvolve campos de férias internacionais, atualmente representada em 69 países, e que tem como objetivo educar para a paz e criar um futuro mais pacífico para todos. Se tens 21 anos ou mais, gostas de trabalhar com jovens e crianças, és curioso, aventureiro e responsável, então estamos à tua procura! Se queres saber mais, inscreve-te como leader voluntário no nosso site, e nós entramos em contacto contigo!

Mais Cidadania

A Mais Cidadania tem por objetivo acompanhar jovens e adultos nos seus projetos de vida através de formação, educação não formal e promoção multicultural, querendo contribuir para o envolvimento responsável e ativo dos cidadãos na sociedade civil e na construção de soluções para os desafios das sociedades atuais, tanto a nível local como internacional.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                     Visita o Site        Inscreve-te na associação

AIESEC

A AIESEC é a maior organização mundial gerida somente por jovens, que proporciona experiências internacionais, sob a forma de voluntariado, estágios profissionais e experiências em startups.

Intercultura–AFS Portugal

A Intercultura–AFS Portugal é uma associação de Juventude e Voluntariado, sem fins lucrativos que tem como objetivos contribuir para a Paz e Compreensão entre os Povos através de intercâmbios de jovens e famílias, para uma Aprendizagem Intercultural e Educação Global.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                     Visita o Site        Inscreve-te na associação

MOVE

O MOVE é uma ONG para o desenvolvimento que acredita no empreendedorismo como forma de combater a pobreza. A nossa missão é auxiliar empreendedores de países em desenvolvimento a criar um mundo onde ideias e trabalho têm um retorno justo. Atualmente temos projetos em três terrenos: Açores, Timor-Leste e S. Tomé e Príncipe. Estamos à procura de jovens ambiciosos, movidos pela inovação e mudança, que estejam preparados para agarrar esta oportunidade única de fazer voluntariado além-fronteiras.

Para Onde?

A Para Onde? é uma associação sem fins lucrativos que atua em Portugal e no mundo. Oferece variadas experiências de voluntariado internacional nas mais diversas áreas: educação, apoio comunitário, proteção ambiental e animal, saúde, empoderamento de mulheres, artes, desporto, apoio a migrantes e refugiados, etc. Existem estágios de curta e de longa duração.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                     Visita o Site        Inscreve-te na associação

 

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

Associação SOL

A Associação SOL é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, de apoio a crianças afetadas e/ou infetadas pelo VIH/SIDA e suas famílias. Desenvolve a sua atividade através de 4 valências: Casa SOL, Lar de Infância e Juventude, O Centro de Apoio Integrado (CAI) e O Centro de Educação e Prevenção (CEP).

CAOJ

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens foi criado pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”. É constituído por 4 núcleos de intervenção: o Núcleo de Formação (NF), o Núcleo de Apoio e Aconselhamento (NAA), o Núcleo de Teatro de Intervenção Educativa (NTIE) e o Núcleo de Documentação e Informação (NDI).

Visita o Site        Inscreve-te na associação                     Visita o Site      Inscreve-te na associação       

Mais Cidadania

A Mais Cidadania tem por objetivo acompanhar jovens e adultos nos seus projetos de vida através de formação, educação não formal e promoção multicultural, querendo contribuir para o envolvimento responsável e ativo dos cidadãos na sociedade civil e na construção de soluções para os desafios das sociedades atuais, tanto a nível local como internacional.

ACREDITAR

A ACREDITAR, a associação de pais e amigos de crianças com cancro, dinamiza e apoia as alas hospitalares e as Casas Acreditar destas crianças. Para além disso, atua no apoio logístico às famílias. Consulta o perfil de voluntário requerido no site.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                     Visita o Site      Inscreve-te na associação       

Operação Nariz Vermelho

Apoie a Operação Nariz Vermelho na sua abordagem divertida aos serviços de pediatria dos hospitais, enchendo, de forma regular, de alegria os dias das crianças através de um grupo de palhaços profissionais com formação específica para este contexto.

Nuvem Vitória

A Associação Nuvem Vitória tem o objetivo de contar histórias de embalar a crianças que estão em hospitais ou outras instituições, que por motivos de saúde as retirem, temporariamente, dos seus ambientes familiares. A Nuvem Vitória quer, por isso, chegar a muitas crianças que, longe de casa e por vezes sozinhas, têm, mesmo assim, o mimo de uma história ao deitar. Todas as noites, entre as 20h e as 22h, há uma equipa de voluntários contadores de histórias. Todas as suas atividades são publicadas na sua página oficial e Facebook.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                     Visita o Site      Inscreve-te na associação       

       

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

DarISTo

O DarISTo é um projeto de incentivo ao voluntariado, como instrumento fundamental numa política de responsabilidade social e de partilha, que visa a promoção e o incentivo à doação de bens para bebés e crianças até aos 6 anos, facilitando o contacto entre quem quer doar e quem precisa de receber e canalizando as ofertas aos seus destinatários.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                    

 

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

Casa

A Casa pretene auxiliar aqueles que se encontram em situação de Sem-Abrigo, que integrem Famílias em Risco ou Famílias Carênciadas, através de ações de solidariedade social, disponibilizando um contacto próximo, bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social, independentemente do estrato social, etnia, religião ou género.

Comunidade Vida e Paz

A grande missão da Comunidade Vida e Paz é ir ao encontro das pessoas em situação de sem-abrigo e/ou que tenham outra vulnerabilidade social, e motivá-las para a mudança através de uma relação de confiança. É através desta mesma relação que construímos sentidos de vida. 

 Visita o Site        Inscreve-te na associação                   Visita o Site        Inscreve-te na associação 

Re-Food

A Re-food é uma organização comunitária, independente e sem fins lucrativos, 100% voluntária, que lida com o desperdício de alimentos, a fome e fornece o caminho comprovado para capacitar os cidadãos a mudar a sua própria comunidade.

Serve the City

A Serve the City é uma rede de voluntariado, que procura mobilizar pessoas de todas as condições e convicções para uma cidadania ativa, responsável e de proximidade, que vai ao encontro de pessoas socialmente fragilizadas, atuando nas temáticas da exclusão, da pessoa sem-abrigo, da pessoa idosa isolada, das crianças e jovens em situações de maior vulnerabilidade, da pessoa imigrante ou refugiada, etc.

Visita o Site        Inscreve-te na associação                   Visita o Site        Inscreve-te na associação

 

 

Subscreve a nossa newsletter 📩

ENTRAJUDA

A ENTRAJUDA apoia instituições de solidariedade social e tem por objetivo ajudá-las a dotarem-se com mais organização e melhor gestão. Isto é efetuado por via do fornecimento e implementação de um conjunto de produtos e serviços, em função das necessidades identificadas para cada instituição.

Visita o Site        Inscreve-te na associação