
[email protected]

Gonçalo Mamede
Presidente

Gonçalo Mamede
Cabe ao Presidente da Direção da AEIST a representação máxima dos seus membros, os mais de onze mil estudantes do Instituto Superior Técnico, e a definição da visão estratégica para a Direção. Esta representação é feita tanto na esfera interna, zelando pelos interesses e necessidades dos estudantes junto dos órgãos de gestão do IST, como na esfera externa garantindo uma representação fiel da posição dos estudantes, a nível regional e nacional. Ao nível organizacional, a definição da visão estratégica para a Direção advém de uma análise que permita um desenvolvimento sustentável dos âmbitos de ação da AEIST, munindo a mesma da capacidade de oferecer aos estudantes tudo o que precisarem. São linhas transversais a estas funções a transparência, o respeito e a dedicação na liderança da Direção garantindo o cumprimento dos estatutos e a realização do plano de atividades.
- Leonardo PedrosaVice-Presidente

- Gonçalo GasparVice-Presidente



A Vice-Presidência foca-se maioritariamente sobre duas importantes áreas: o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos pelouros para as diversas linhas de ação da AEIST e o contacto constante e bidirecional com os órgãos de gestão de IST e não só, de modo a defender sempre e inequivocamente os interesses dos estudantes da nossa instituição. Aos Vice-Presidentes cabe também a tarefa de manter dentro da AEIST a coesão entre os campi. Têm ainda o importante papel de coadjuvar o Presidente em todas as tarefas que para tal haja necessidade.

Matilde Reis
Tesoureira

Matilde Reis
A elevada complexidade da ação da AEIST, devido ao grande número de eventos que realiza e serviços que presta, obriga a uma gestão financeira cuidada e responsável, assente num bom planeamento e execução rigorosa. Para tal, para além de elaboração do Orçamento para o mandato 2019/2020, será fundamental o acompanhamento de cada pelouro, através da realização de orçamentos e relatórios de execução financeira para as atividades planeadas. Por outro lado, como forma de garantir a sustentabilidade financeira da Associação, será necessário o planeamento da realização de investimentos estratégicos durante o mandato, que tenham um retorno positivo a curto/médio prazo para a Associação.

Maria Inês Neves
Secretária-Geral

Maria Inês Neves
Cabe ao Secretariado-Geral da Direção da AEIST munir os coordenadores e as suas equipas de ferramentas que permitam uma execução eficaz das atividades, eventos e iniciativas propostas. Para tal, é imprescindível garantir que a equipa tenha uma formação e um acompanhamento que vão ao encontro das suas necessidades e que colmatem as suas dificuldades. É igualmente essencial fomentar uma comunicação e participação dinâmica dentro e entre pelouros, assim como dentro do campus e entre campi. Adicionalmente, é dever do Secretário-Geral olhar a problemas do foro burocrático e regulamentar, por forma a oferecer e implementar alternativas com vista à resolução dos mesmos.
Plano de Atividades
Definir a visão estratégica para a direção zelando sempre pela sua sustentabilidade e cumprimento dos estatutos;
Garantir uma fiel representação da comunidade estudantil do IST em todos os fóruns;
Assegurar a comunicação com os restantes órgãos sociais da AEIST;
Manter a comunidade estudantil informada sobre a atividade da Direção da AEIST.
Garantir a operacionalização das atividades da AEIST em ambos os campi;
Garantir a coesão da Direção da AEIST entre os campi;
Acompanhamento dos coordenadores na realização dos seus planos de atividades;
Manter e reforçar a ligação da AEIST aos órgãos centrais do IST e de outras entidades de interesse para a AEIST.
Elaboração do Orçamento para o mandato 2019/2020;
Elaboração, em conjunto com os pelouros da Direção da AEIST, de orçamentos para as diferentes atividades planeadas;
Avaliação de projetos de investimento nas diferentes áreas de atuaçao da AEIST;
Apoiar o acompanhamento e a realização de parcerias entre a AEIST e entidades externas;
Realização de relatórios de contas para as atividades realizadas.
Efetuar a gestão e articulação das diferentes áreas de ação da Direção;
Aumentar e facilitar a comunicação e informação dos membros da Direção;
Dinamizar momentos formativos para os membros da Direção da AEIST;
Coordenar o Recrutamento interno e externo da Direção;
Catalogar e organizar a documentação da AEIST.