queerist.sa@aeist.pt

A ideia por detrás da génese da secção autónoma QueerIST surgiu à medida que nos fomos apercebendo da invisibilidade e isolamento dos membros da comunidade Queer no IST, principalmente face à sua presença bastante significativa dentro do corpo estudantil. Confrontados com esta lacuna na nossa faculdade, constatámos a necessidade da existência de um grupo que sensibilize e promova a integração de todos por aceitação e não por omissão.
Esta secção parte de alguns de nós e destina-se a todos. Objectivamos tanto estimular a discussão e divulgar informação sobre a temática Queer – servindo de ponto de partida para o diálogo, para a troca de ideias e para a exposição construtiva de opiniões – como promover a inclusão de membros desta comunidade – contribuindo para a diminuição da discriminação em função da orientação sexual ou identidade de género. Deste modo, esta SA destina-se não apenas a pessoas pertencentes a uma minoria sexual ou de género, mas a todos os estudantes do IST promovendo um corpo estudantil mais culto, unido e inclusivo.
Em suma, acreditamos que podemos contribuir para o enriquecimento de toda a comunidade académica do IST, acrescentando em conhecimento e informação e dando visibilidade a questões que consideramos descuradas.